Programa Ação para Crianças, a CESE recebe propostas de apoio para projetos sociais até o dia 16 de maio

A CESE desde 1973 incentivando ações sociais A CESE atua há 36 anos com movimentos e organizações de luta pela garantia de direitos no Brasil. Desde 73 já apoiou cerca de 10 mil iniciativas, numa média de 400 projetos por ano, voltados a mais de 9,5 milhões de pessoas. Grupos de pequenos produtores, sem-teto, trabalhadores da economia solidária, povos indígenas, quilombolas, crianças e adolescentes, foram beneficiados pela instituição. A CESE quer fortalecer as organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas transformações políticas, econômicas e sociais. Ações que conduzem a uma democracia com justiça.

A proposta da iniciativa é dobrar o valor arrecado em pequenos projetos que beneficiem crianças e adolescentes utilizando a dupla participação e a mobilização social. O Programa Ação para Crianças, desenvolvido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço lança uma chamada pública para pequenos projetos sociais que visem beneficiar, direta ou indiretamente, a infância e adolescência. O período de recebimento das propostas é do dia 5 de abril até 16 de maio de 2010.

Para participar os interessados devem enviar exclusivamente a proposta de projeto para projeto@cese.org.br

O arquivo encaminhado deve conter a proposta com orçamento e plano da atividade de mobilização de recursos. Os projetos recebidos serão analisados a partir da clareza do trabalho apresentado para o benefício de crianças e adolescentes, mesmo que indiretamente.

A divulgação dos projetos selecionados será feita pelo site da CESE –www.cese.org.br – no dia 16 de junho de 2010. A CESE dá prioridade aos chamados “pequenos projetos”, de caráter pontual, que tornam seu apoio uma “semente” que, somada ao empenho dos grupos beneficiários, deve germinar, crescer e multiplicar-se.

A CESE respeita a autonomia dos grupos apoiados e incentiva a participação popular nas políticas públicas, evitando, desta forma, criar laços de dependência. Com esta chamada de projetos, a CESE quer conhecer, apoiar e dar visibilidade a iniciativas voltadas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do Programa Ação para Crianças, que adota a metodologia de ‘Dupla Participação’.

 Dupla Participação e benefício social

O objetivo do Programa Ação para Crianças é inovador, pois estimula que as organizações e movimentos populares construam, através da metodologia de ‘Dupla participação’, uma maior auto-sustentação financeira por meio de ações de mobilização de recursos envolvendo a comunidade, parceiros locais, doações de empresas etc.

São duas as formas de mobilização:

a) A organização que tem um projeto a ser desenvolvido realiza uma atividade (ou várias) de mobilização de recursos, depois envia para a CESE o que foi obtido e a CESE envia de volta esse valor dobrado.

 b) Um grupo (estudantes, amigos, vizinhos, associação) mobiliza recursos para apoiar o projeto de uma outra organização. O valor arrecadado nas atividades de mobilização é enviado para a CESE e volta dobrado para a entidade que executará o projeto.

Participação da sociedade

A proposta da CESE com o Programa Ação para Crianças é promover a criatividade e a inovação das organizações na mobilização de recursos, através da sensibilização e da participação da população em geral para as causas defendidas por elas. Em Vitória da Conquista/BA, a Creche Joana D’Arc elaborou o Projeto Viva Infância – que visava qualificar as atividades de desenvolvimento emocional, psicológico e motor das crianças. Para mobilizar o recurso a equipe pedagógica junto com a população local, realizou um bazar que arrecadou R$ 2.185,50, tendo o recurso dobrado pela ‘Dupla Participação’. Os R$ 4.371,00 serviram para comprar os equipamentos educativos e brinquedos pedagógicos da nova brinquedoteca que agora atende 175 meninos e meninas, de 2 a 6 anos. Além disso, a CESE oferta, de acordo com a disponibilidade do estoque, material para auxiliar na mobilização de recurso (cartazes, panfletos, balões e camisetas) e o guia de mobilização de recursos que conta com uma série de atividades já realizadas por grupos populares e que podem servir como “inspiração” à elaboração da sua atividade.

 Programa Ação para Crianças

Até o final de 2009 o Programa beneficiou 12.757 meninos e meninas em diversos Estados do País. Agora quer fortalecer a participação de escolas, organizações não governamentais, igrejas, sindicatos, associações de bairro, entre outros grupos. Informação sobre o processo de apresentação de projetos para a CESE está disponível no site.

Para mais informações

Mais sobre a Cese no site www.cese.org.br

Baixe aqui o formulário para elaboração de projetos e ações de mobilização.

http://www.4shared.com/get/253678696/1efae943/ApC_-_formulrio_para_elaborao_.html;jsessionid=1E2D09CB765E8BEB6982C29DDFC38C84.dc209

Envie o formulário preenchido para a CESE pelo e-mail acaoparacriancas@cese.org.br ou pelo correio para o endereço: Rua da Graça, 164 – Graça – Salvador – BA CEP 40150-055

Contatos

 **CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) Assessoria de mobilização de recursos – (71) 2104.5457 / acaoparacriancas@cese.org.br 

 **Assessoria do Programa Ação para Crianças Sintática Comunicação Karine Carvalho: (41) 3022 1282/9916 4987 / Email: acaocrianca@sintatica.com.br

Outras Informações

http://www.cese.org.br/index.php?prefixo=det&menu=banner&id=28

Fontes

Cese e ABCR.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Programa Ação para Crianças, a CESE recebe propostas de apoio para projetos sociais até o dia 16 de maio

  1. oi querido governo meu nome e Erik tenho 22anos,e sou representante de um grupo de dança de rua,que na nossa cidade em novo oriente ja virou febre,em todo lugar eles estam fazendo muito sucesso,mas eu ñ estou tendo lugar para ter ensaio,que esse trabalho de dança de rua que eu Antonio Erik Alves,que deu continuidade,estar marcando muito talento para as crianças,por isso eu te pesso todo apoio pussivel,que o meu sonho em primeiro lugar e tirar as crinças do mundo das drogas,e o outro sonho e um lugar para mim continuar o meu trabalho,por isso eu estou pedindo essa força,o meu verdadeiro sonho e uma danceteria e um som de dj,e continuar com nossos trabalhos do grupo street boy´s,e nois ja gravemos o 1: dvd,eu filmei um video e coloquei no yutub acesso:street boys novo oriente-ceará.eu moro em novo oriente bairro açude oriente 1 n:90,mandei varios imeios pro celso construindo um sonho e pedir esse sonho,por isso eute suplicode essa chace pra mim,esse tipo de cultura e um pouco dificiel,tambem eu preciso de materias e uniformes,obrigado,e tendo ou ñ eu vou continuar com esse grupo de crianças e adolescentes,com fe em deus a gravação do 2:dvd vai ser melhor,por isso eu te peço um grande padrinho dessas crianças,e melhor estar dançando dança de que ficar na rua aprendendo o que ñ presta,as mães,professres,pais ,e amigos ,mim dam maior apoio esse trabalho talentosos que estou fazendo.video acesso :street boys novo oriente-ceará…………..

  2. sou de um grupo de dança de rua q existe a 3 anos novo oriente-ce acesso e quero uma grande força da produçao mim de essa força fone (88)96155351 ogrupo de rua ñ e só de dança mas sim com projeto crianças fora das drogas produçao de coraçao mim ajude ajude essas crianças fora das a meaças meu nome e erik nois somos todos umildes nois moramos novo oriente-ceará…..

  3. Boa tarde:
    Este com a equipe da a cese em um oficina de mobilização em salvador, gosta muito de esta recebendo email das novidades de apoio a grupos culturais, já que venho trabalhando a mais de 11 anos com um público de 135 criança jovens e adolescente com capoeira,samba de roda,dança da boneca,maculelê,hip-hop, poesia negra e outra dança afro brasileira, todo esse trabalho ele e realizado graças a ajuda de jovens aprendiz é um trabalho voluntário.
    Gostaria muito de esta enfornado dos editais para que possamos estamos nós contemplando no possesso da elaboração de projetos.
    Muito obrigado pela formação de mobilização, quando estiver outra gostaria de participar outra vez com a equipe da acese

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s