Concurso Banco Real Universidade Solidária

Criado em 1996, originalmente como Prêmio Real Universidade Solidária, o Concurso Banco Real Universidade Solidária oferece aos melhores projetos  de extensão universitária selecionados, recursos financeiros e suporte técnico na implementação de iniciativas das IES em parceria com comunidades. Seus principais objetivos são: 

 

• Contribuir para a formação cidadã do futuro profissional, proporcionando ao estudante, pela prática na  comunidade, a oportunidade de rever e  trabalhar sistemicamente os conhecimentos adquiridos na universidade;

• Colocar o conhecimento das IES à disposição das comunidades, de forma a contribuir para a melhoria de suas condições de vida;

• Apoiar a extensão universitária, estimulando a troca de conhecimentos e a inserção na

comunidade.

 

Tema do concurso: “Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda”

 

Como premissa para a elaboração e execução dos projetos, o Banco Real – Grupo Santander Brasil e o UniSol adotam as seguintes parâmetros conceituais: 

 

Extensão Universitária:  processo educativo, cultural e científico  que articula o Ensino  e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza  a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

 

Projeto com geração de renda: projetos que buscam em seus objetivos e resultados melhores condições de obtenção de renda e trabalho  para as comunidades, ao mesmo tempo em que consideram os resultados e impactos sociais e ambientais gerados pelas ações dos projetos. Ou seja, não se trata de  gerar renda a qualquer custo, mas de considerar aspectos como  o protagonismo dos envolvidos, a  autonomia da  comunidade, o cuidado com as questões ambientais, e que tipo de condições são criadas para que os resultados do projeto tenham impacto a longo prazo. 

 

Desenvolvimento Sustentável: com base no relatório da Comissão Brundtland, de 1987, a organização do Concurso entende que ações que visem ao desenvolvimento sustentável, devem atender às necessidades do presente, sem comprometer  a capacidade das futuras gerações de atender a suas próprias necessidades. Entende, ainda, que tais ações voltadas às soluções, ou no mínimo, à redução, de grandes problemas de ordem econômica, ambiental e social (tais como: esgotamento de recursos naturais, desigualdade  social ascendente e crescimento econômico ilimitado) que ameaçam a nossa sobrevivência e demandam ação conjunta de governos, empresas

e sociedade para serem superados, não somente para o futuro, mas com o foco no presente, buscando integrar aspectos ambientais, sociais e econômicos.

 

Inscrição:

 

Cada IES  poderá inscrever, até  o dia  28 de agosto de 2009,  (Data prorrogada até  28 de setembro de 2009) quantos projetos considerar conveniente. No entanto, serão selecionados somente dois projetos por IES.

 

O Concurso Banco Real Universidade Solidária é aberto a todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil; no entanto,  podem concorrer ao 12º Concurso Banco Real Universidade Solidária somente projetos propostos por docentes efetivos das  IES e endossados pelo Reitor e pelo Pró-Reitor de Extensão (ou instância similar), mediante a assinatura dos documentos comprobatórios.

 

A proposta deve ser  encaminhada por meio de  correspondência registrada dentro do prazo estipulado no cronograma do concurso contendo:

 

1. O Projeto em duas (2) vias impressas, conforme anexo1;

2. Duas (2) vias da Ficha de Inscrição do Projeto (FIP) devidamente assinada, disponível no site UniSol (www.unisol.org.br); anexo 2;

3. CD com a versão eletrônica do projeto, incluindo a FIP e todas as imagens apresentadas na versão impressa (depoimentos, fotos, imagens e outros anexos devem ser acrescentados).

Edital:

http://www.unisol.org.br/site/concurso_real/anexos/Edital_12o_Concurso.pdf

Roteiro de informações:

http://www.unisol.org.br/site/concurso_real/anexos/Anexo_1_Roteiro_Projeto.pdf

Ficha de inscrição:

http://www.unisol.org.br/site/concurso_real/anexos/Anexo_2_Ficha_inscricao.doc

Mais informações:

http://www.unisol.org.br/site/banco_real.asp

Anúncios

Um pensamento sobre “Concurso Banco Real Universidade Solidária

  1. Tenho um Projeto de Aprendizagem na UFPR setor Litoral sobre Coleta Seletiva na ciodade de Matinhos -PR, preciso saber da possibilidade de obter recursos para a comunidade onde estou atuando, pois os catadores necessitam de incentivo e apoio na geração de renda com a venda dos materiais reciclados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s