MDS solicita mais verba para o ProJovem

Orçamento neste ano é maior que o gasto em 2008, mas ampliar ProJovem Adolescente depende de ainda mais recursos, diz Ministério

RENATA D´ELIA
da PrimaPagina

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome pede mais verba para ampliação do ProJovem Adolescente(Programa Nacional de Inclusão de Jovens) , projeto que prevê aumentar a qualificação e o tempo de estudo de jovens pobres de 15 a 17 anos. Segundo Alexandre Reis, Assessor Técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social, a previsão orçamentária do projeto para 2009 era de R$ 356 milhões, mas devido aos cortes provocados pela crise econômica, acabou ficando em R$ 223 milhões.

O orçamento inicial previa a expansão do programa com a criação de 150 mil vagas em 1.300 municípios ainda não atendidos. “O montante aprovado não é suficiente nem para mantermos as atividades que já estão em andamento”, afirma Alexandre. Em 2008, a verba utilizada pelo ProJovem Adolescente foi de R$ 160 milhões, investidos em 430 mil jovens, em 2.300 municípios brasileiros.

“Há um compromisso do Ministério do Planejamento, e do próprio ministro Paulo Bernardo, em remanejar o orçamento para atender às necessidades do programa, mas precisamos aguardar uma posição final”, diz Alexandre. Procurado pela PrimaPagina, o Ministério do Planejamento não se pronunciou sobre o assunto até a manhã desta quarta-feira.

A verba é utilizada para cobrir as despesas de custeio da iniciativa socioeducativa, que inclui materiais de consumo e remuneração profissional. “O ProJovem Adolescente é cofinanciado pela União, Estados e Municípios. A União, por meio do Ministério, repassa aos municípios o valor R$ 1.256,25 mensais para o custeio de cada grupo de 25 jovens. O município e o Estado também devem aportar recursos para viabilizar o serviço, mas não existe uma definição de valores ou percentuais para este investimento”, detalha Alexandre.

A quantidade de vagas disponíveis em cada município depende do número de habitantes da quantidade de jovens de 15 a 17 anos cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, requisito básico para a seleção. A maior parte dos municípios atendidos está no Nordeste. No entanto, não é necessário que o jovem esteja matriculado no Ensino Médio ou Fundamental para participar, pois o programa pretende inseri-los na escola.

O programa dura dois anos. Nesse período, os 25 jovens de cada coletivo participam semanalmente de 12 horas e meia de atividades e oficinas relacionadas a três eixos estruturantes: convivência social, participação cidadã e mundo do trabalho. Os conteúdos abrangem direitos humanos e socioassistenciais, saúde, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e trabalho. A programação é organizada em dois ciclos anuais. No segundo ano de curso, os jovens elaboram um Plano de Atuação Social, em que desenvolvem projetos de interesse para as comunidades em que vivem.

Entre março e abril de 2009, utilizando recursos da verba já aprovada, o programa terá seu Segundo Ciclo de Capacitação, com 31 eventos espalhados por todos os Estados, além do Distrito Federal. O ciclo deve qualificar cerca de 4.352 gestores e técnicos em 3.548 municípios.

Uma das metas do ProJovem Adolescente para 2009 é enfatizar também a inclusão digital e a orientação para a escolha da profissão. “Além de promover o desenvolvimento de várias capacidades transversais, úteis para a execução de qualquer tipo de trabalho, é necessário fomentar nesses jovens um projeto pessoal de expectativas maiores”, conclui Alexandre.

Os jovens que apresentarem bom aproveitamento terão prioridade de acesso, posteriormente, às demais modalidades do ProJovem (Urbano, Campo e Trabalhador), destinadas a pessoas de 18 a 29 anos.

Crescimento do Bolsa Família

Na contramão da redução de verbas do ProJovem Adolescente, houve ampliação dos recursos destinados ao Bolsa Família. Em 2009, o programa incluiu famílias com renda mensal per capita de até R$ 137 (antes, o teto era de R$ 120). Com isso, mais 1,3 milhão de núcleos familiares foram incluídos. O total de verbas para o programa será de R$ 12,5 bilhões, o equivalente a 7,9% do orçamento federal.

Esse aumento, indiretamente, também afeta os estudantes, já que o programa de transferência de renda distribui um reforço de R$ 30 por adolescente entre 15 a 17 anos – a verba adicional é paga até o limite de 2 alunos por família. Esse benefício relacionado aos alunos atinge 1 milhão e 700 mil famílias, público quatro vezes maior que o atendido pelo ProJovem Adolescente.

 

Publicado em www.pnud.org.br

 

24 pensamentos sobre “MDS solicita mais verba para o ProJovem

  1. eu queria saber se o projovem adolescente tem ferias e quanto é o salario de um orientador social
    com relaçao ao contrato, quais as regras
    um orientador precisa ser concursado? me mande a resposta pro meu Email, por favor! preciso pois eu estou precisando de alguma informação a mais.

  2. Tenho duvidas quanto ao salário.
    Sou orientador social e fui convidado para ser orientador profissional, desconfio que querem pagar o mesmo salário.
    Se alguém souber de algo relacionado a isso agradeço.

  3. sou orientador social e tenho duvidas do valor que recebo como salario, mande me se possivel informações mais especificas no e-mail.
    agradeço a prestatividade em informar .

  4. Sou orientador e tenho dúvidas sobre o salario e os tantos descontos que estam deduzindo do meu salário, gente se voce tiverem alguma coisa enviem para o meu e-mail… fico mui agradecido…

    abraços

  5. olá
    estou trabalhando como orientadora social no projovem
    com um contrato de 03 meses de esperiencia, e gostaria de saber qto é o salario pago a um orientador
    se poder me esclarecer ficarei grata
    obrigada

  6. olá!! sou orientadora social no estado rn e gostaria de saber qntas horas eu devo exercer como tal função. e também com quantos coletivos eu realmente posso ficar?

  7. Olá! sou Orientadora Social, recebo um salário mínimo e ainda com muito atraso. Gostaria que vc me esclarecesse se o salário não poderia ser melhor e se os atrasos no pagamento é normal, se a falha pode está no município ou no Governo Federal?? Por favor, me ajude. Não aguento mais ser enganada.

  8. Olá pessoal Sou orientador social, no meu municipio não teve capacitação para os orientadores, ainda tenho dificuldades de trabalhar com os jovens, gostaria de saber se vcs tem uma solução para mim?e em relação ao salário, é só um salario mesmo e ainda com desconto?

  9. sou orientadora social e tenho duvidas do valor que recebo como salario, quanto é o salario de um orientador e nós temos direito a férias e decimo terceiro?! me mande se possivel informações especificas no e-mail. há pouquissima informaçãol. obrigada

  10. Sou orientadora do projovem adolescente e, como os demais, tenho muitas dúvidas quanto ao salário que recebo e se temos direito a receber o décimo terceiro> Desde já, agradeço a todos!!

  11. sou facilitadora e tenho duvida do valor que recebo como salario,quanto é o salário e se temos direito a férias e decimo terceiro?tambem gostaria de saber quais as datas dos pagamentos?ja que estamos uns três mêses sem receber.me mande se possivel informações especificas no e-mail.

  12. sou facilitadora e tenho duvida do valor que recebo como salario,quanto é o salário e se temos direito a férias e decimo terceiro?tambem gostaria de saber quais as datas dos pagamento? receber.me mande se possivel informações especificas no e-mail.

  13. Gostaria de sabe quanto ganha um orientador social do programa projovem adolescente,vc poderia enviar para meu e-mail por favor.não obtive resultao nas busca em sites não mostram nada muito obg seu blog muito importante

  14. Gente eu também tenho duvidas em relação ao salario do orientador social,eu trabalho há um ano e recebo menos de um salario minimo.será que está correto isso?beijo me envia a resposta por favor

  15. ah também gostaria de saber se temos direitos trabalhistas só como contratada,tipo,decimo terceiro e ferias. por favor me ajude eu estou precisando urgente dessas informações;

    o seu blog é muito bom,e de suma importância para nos orientadoras.
    bjos

  16. Oi sou orientadora social, e oriento doi coletivos com doze horas e meias semanais cada, qual deve ser o salário de um orientador nessa situação? gostaria muito de saber, por favor!!

Deixe um comentário

