Instituto Votorantim divulgou projetos selecionados

O Instituto Votorantim divulgou o resultado da terceira seleção pública do Programa de Democratização Cultural Votorantim, que analisou 2.151 projetos inscritos por proponentes de todo o Brasil. O investimento de R$ 4 milhões será destinado a 16 projetos das mais diversas áreas culturais e de todas as regiões do País. Todas as propostas têm a democratização cultural como eixo central.

 

Os novos projetos selecionados para 2009 foran os seguintes:

Ação Educativa do Instituto Cultural Inhotim
Minas Gerais

Projeto que promove o acesso qualificado e visitação continuada ao Museu de Inhotim, criado em 2005, e que possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do País, além de uma extensa coleção botânica. Trata-se de um programa de interlocução com a rede pública de ensino, que abrange a formação de 100 professores de Brumadinho e região, além de visitação escolar de 3 mil alunos de baixa renda, preferencialmente do Ensino Médio (de 15 a 18 anos).

     

Centro de Movimento Deborah Colker
Rio de Janeiro

    

Centro de Movimento Deborah Colker
Rio de Janeiro

Companhia referência mundial na área de dança, que promoverá a criação de um grupo de dança composto por 15 jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 15 e 24 anos. O projeto contempla a formação artística dos jovens, produção de espetáculo e realização de apresentações a preços populares.


     

Concertos Didáticos – Quarteto Radamés Gnattali
Acre, Piauí e Mato Grosso

   

Concertos Didáticos – Quarteto Radamés Gnattali
Acre, Piauí e Mato Grosso

Projeto de quarteto de cordas formado por músicos premiados, que integram posições de liderança nas principais orquestras sinfônicas brasileiras. O projeto viabiliza a apresentação de concertos didáticos de música erudita em escolas públicas de 15 cidades, visando traçar uma breve história da música clássica nacional e internacional. Atingirá cerca de 3 mil jovens.

     

Conexão Felipe Camarão
Rio Grande do Norte

    

Conexão Felipe Camarão
Rio Grande do Norte

Projeto que integra 400 jovens em ações baseadas na cultura de tradição oral, a partir dos patrimônios imateriais locais. Prevê a implantação do Núcleo de Teatro e Núcleo de Figurinos e Adereços, para formação de 200 jovens como agentes culturais da região.

     

Ensaiando um País Melhor!
São Paulo

    

Ensaiando um País Melhor!
São Paulo

Projeto existente desde 2005, beneficiando mais de 10 mil pessoas. Sagrou-se vencedor do prêmio TOP SOCIAL 2008, entregue pela ADVB-RJ. O projeto visa a formação de público para o teatro, oferecida gratuitamente para 50 educadores e 2 mil alunos. Aos educadores, é oferecido um espaço para reflexão de novos usos do teatro em sala de aula. Para os alunos, oficinas lúdicas de preparação para assistir a um espetáculo, seguidas de discussão.

     

Entrando na Dança – Associação Cultural Panorama
Rio de Janeiro

    

Entrando na Dança – Associação Cultural Panorama
Rio de Janeiro

Patrocínio às ações de formação do Festival Panorama de Dança, considerado referência na produção, promoção e reflexão sobre a dança. O projeto consiste em módulos mensais de workshops com duração de uma semana, atingindo 720 jovens de 15 a 24 anos. Os workshops serão seguidos de 48 apresentações em quatro localidades diferentes, atingindo 12 mil pessoas, das classes C, D e E. O projeto também prevê a capacitação de 10 monitores nas comunidades.

     

Expedições Patrimoniais
Bahia

   

Expedições Patrimoniais
Bahia

Formação artístico-cultural na área de patrimônio e capacitação de 240 jovens, de 15 a 25 anos, cursando Ensino Fundamental e Médio, para mediação cultural nas localidades onde residem. O projeto prevê a instalação de exposição itinerante nas cidades, sobre o patrimônio cultural da Bahia.

     

10º Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga
Ceará

    

10º Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga
Ceará

Patrocínio ao segmento artístico-pedagógico de um dos mais importantes festivais brasileiros de música, reconhecido por sua qualidade artística e musical. Em sua 10ª edição, o festival contará com mais de 40 apresentações em teatros e praças públicas, além de oficinas, workshops, exposições e outras atividades.

     

5º Festival de Jovens Realizadores do Audiovisual da América do Sul
Espírito Santo

    

5º Festival de Jovens Realizadores do Audiovisual da América do Sul
Espírito Santo

Festival audiovisual com foco no público jovem. Engloba desde a criação de produções audiovisuais, organização do evento, até a participação no júri de seleção. Trata-se de mostra de filmes e vídeos produzidos por jovens latino-americanos de até 24 anos, participantes de projetos sociais e culturais que atuam na área audiovisual. O Festival oferece oficinas, encontros e palestras, atingindo 4 mil pessoas.

     

Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
Sergipe

  

Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
Sergipe

O projeto tem como objetivo a continuidade do trabalho centenário da instituição musical mais antiga do País. Contempla a contratação de 10 professores, formação de 30 músicos monitores, além de estruturação do atendimento aos 500 alunos atuais.

     

Formação de Palhaço para Jovens – Doutores da Alegria
São Paulo

    

Formação de Palhaço para Jovens – Doutores da Alegria
São Paulo

Projeto do grupo Doutores da Alegria, que há 17 anos realiza trabalho artístico de referência em hospitais. O projeto visa a formação artística com ênfase na linguagem do palhaço, para 25 jovens entre 17 e 23 anos, provenientes de regiões periféricas de São Paulo. A formação contempla a ampliação de repertório, capacitação e inserção no mercado de trabalho.

     

Fotolibras – Eduardo Queiroga
Pernambuco

    

Fotolibras – Eduardo Queiroga
Pernambuco

Projeto existente desde 2006, sendo administrado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, em parceria com importantes instituições internacionais. Trata-se de um curso de fotografia participativa com 30 jovens surdos e 10 multiplicadores. Prevê a elaboração de ensaios fotográficos sobre a realidade e a cultura surda, o fortalecimento das ações de multiplicadores do projeto, e a realização de oficinas de fotografia no interior do estado de Pernambuco.

     

Oficinas Itinerantes Vídeo Tela Brasil
São Paulo e Rio de Janeiro

    

Oficinas Itinerantes Vídeo Tela Brasil
São Paulo e Rio de Janeiro

Projeto existente desde 2004, com envolvimento de profissionais reconhecidos no meio audiovisual, como Laís Bodansky, João Moreira Salles e Cao Hambúrguer. Trata-se da realização de oficinas com duração de 4 finais de semana, em seis comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto visa oferecer ferramentas de criação e expressão audiovisual, contemplando a produção de 3 curtas por comunidade e palestras de roteiristas ou diretores de renome. Serão atendidos 25 jovens de baixa renda em cada oficina.


     

Planeta Música
Santa Catarina

   

Planeta Música
Santa Catarina

Projeto de difusão da música erudita, com importante estratégia de mediação com público jovem. Realização de oito concertos didáticos da Orquestra de Cordas Catarinense, em escolas públicas participantes do Programa Escola Aberta para a Cidadania. O concerto conta com apresentação dos instrumentos e da biografia dos compositores. Abertos ao público em geral, atinge uma média de 400 pessoas por apresentação.

     

Teatro Laboratório para Imaginação Social – Ói Nóis Aqui Traveiz
Rio Grande do Sul

 

Teatro Laboratório para Imaginação Social – Ói Nóis Aqui Traveiz
Rio Grande do Sul

Projeto de grupo teatral com 30 anos de atuação e diversas iniciativas desenvolvidas, com linguagem popular e acessível de teatro de rua. Realização de oficinas para formação de atores, teatro de rua e teatro livre. Engloba o estímulo à formação de grupos na comunidade e a promoção de circuito de 30 apresentações de jogos de aprendizagem. Prevê o envolvimento de 1.500 pessoas.

     

Viva Villa
Rio de Janeiro

    

Viva Villa
Rio de Janeiro

Exposição gratuita sobre Villa-Lobos, a ser realizada no Arquivo Nacional, que contará com cenografia, artes plásticas, grafismos, cinema e música, retratando a trajetória de vida do maestro. A exposição contará com 20 jovens monitores, que visitarão escolas, projetos e ONGs, atingindo 160 mil jovens.

 

Mais informações http://www.democratizacaocultural.com.br/Paginas/Home.aspx

Anúncios

Um pensamento sobre “Instituto Votorantim divulgou projetos selecionados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s