Diminui índice de emprego em trabalho formal entre jovens de 16 e 17 anos

Somente 12,6% dos jovens trabalhadores de 16 e 17 anos tinham carteira assinada em 2007. No ano anterior, eram 21%. Os números foram levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que avalia aspectos socioeconômicos da população em todos os estados.

No Brasil, os jovens podem trabalhar regularmente a partir dos 16 anos, contudo, se não forem registrados, entram nas estatísticas de trabalho infantil e ilegal. Vale ressaltar que, nessa faixa etária, o trabalho deve obedecer a níveis rígidos de segurança, não deve ser noturno e não pode prejudicar a jornada escolar. Mas, segundo o PNAD, o número de trabalhadores de 15 a 17 anos fora da sala de aula aumentou, indo de 17,5%, em 2006, para 17,7%, em 2007.

Outros dados relevantes levantados pela pesquisa foram que a maior parte dos jovens trabalhadores do ano passado esteve concentrada nas cidades e trabalhou, pelo menos, 40 horas semanais. Apesar de terem contribuído para o aumento da renda média das famílias, 21,3% deles não eram remunerados. Quanto aos critérios de gênero e raça, 63,5% eram homens e 55,4% consideraram-se negros ou pardos.

Apesar dos dados preocupantes, o balanço geral da PNAD apontou melhoras no país, ainda que lentas. Algumas delas foram o aumento da renda média do brasileiro e as reduções nos índices de analfabetismo, de desemprego nas desigualdades sociais. A pesquisa está disponível no site do IBGE (www.ibge.gov.br), que também disponibiliza tabelas, notas técnicas e comentários.

Fonte: www.institutoibi.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s