Funarte lança edital da Rede Nacional Artes Visuais 2008

Durante o mês de novembro de 2008, a Funarte vai promover um intenso debate em torno das artes visuais no Brasil, por meio de seminários, conferências, ciclos e outros eventos. A REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS chega à sua quinta edição, voltada para a reflexão sobre as artes visuais e as políticas públicas para o setor. Serão concedidos 27 prêmios de R$ 25 mil, um em cada estado brasileiro, para que instituições culturais promovam eventos em seu próprio estado, sempre com entrada franca.

Pela primeira vez, será lançado um edital para selecionar as atividades contempladas pelo programa, conferindo mais transparência ao processo de seleção. As inscrições estão abertas, somente para instituições culturais sem fins lucrativos, até 1º de outubro de 2008.

Outra inovação é a descentralização de recursos. Antes, os eventos da Rede eram produzidos pela Funarte em cada uma das cidades por onde o programa passava. Agora, cada instituição terá autonomia para elaborar e executar seu projeto, o que valoriza o pensamento sobre as práticas artísticas regionais. O investimento total da Funarte na Rede é de R$ 725 mil.

Segundo a diretora de Artes Visuais da Funarte, Maria Bastos, a Rede Nacional vai produzir um levantamento do que se faz e se pensa em artes visuais hoje no Brasil. Os debates serão transcritos e publicados no site da Funarte, que vai hospedar um blog, em que os participantes de todos os estados poderão se comunicar. “O novo formato do programa e as ferramentas criadas para sua execução são mais apropriados para a formação de uma verdadeira rede, em que os diversos pontos têm autonomia e se interligam em torno de interesses e objetivos em comum”, explica Maria Bastos.

As instituições devem enviar suas propostas à Funarte por correio, até 1º de outubro de 2008, contendo objetivos, justificativa, descrição do formato e da temática abordada, plano de divulgação e cartas de anuência dos profissionais envolvidos. Os projetos devem ser acompanhados de um relatório com as atividades mais recentes da instituição e da ficha de inscrição, e serão julgados por uma comissão formada por cinco membros de reconhecida atuação no setor das artes visuais. Os principais critérios da avaliação são o histórico da instituição proponente, a originalidade e a relevância da proposta apresentada.

Criada em 2004, a Rede Nacional Funarte Artes Visuais se tornou uma referência em políticas públicas para o setor no Brasil. Em 2007, para ampliar o caráter federativo da Rede, a Funarte levou o programa a todas as capitais brasileiras e – num esforço inédito – a pelo menos um município fora da região metropolitana das capitais, em cada estado. Sessenta profissionais das artes visuais percorreram 62 cidades brasileiras, em mais um passo à frente no caminho da descentralização dos recursos e ações da Fundação, articulado com as diretrizes do Ministério da Cultura.

Leia o edital http://www.funarte.gov.br/download/2008/edital_rede.pdf

Ficha de inscrição http://www.funarte.gov.br/download/2008/ficha_rede.rtf

Publicado em www.funarte.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s