Abertas as inscrições para o Prêmio Minha Comunidade Sustentável

Com o objetivo de estimular e apoiar a criação e execução de projetos escolares inovadores que busquem soluções de sustentabilidade da vida no planeta, incluindo as dimensões social, ambiental e econômica, o Prêmio Minha Comunidade Sustentável selecionará 10 projetos com a finalidade de implantar uma proposta que contribua para a construção de soluções sustentáveis para uma comunidade local.

INSCREVA-SE

Essa iniciativa da Revista Carta na Escola em parceria com a Ação Educativa, premiará os projetos selecionados com valores que variam entre R$ 5 mil e 30 mil.  Os ganhadores terão seis meses para implementar o projeto aprovado sob a supervisão da Ação Educativa. “É importante lembrar que o projeto deve ser realizado por uma escola que pode estabelecer parceria com organizações não-governamentais (ONGs), associações de bairro ou instituição que ofereçam apoio técnico. Podem participar escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio”, explica Roberto Catelli, um dos coordenadores do Prêmio pela Ação Educativa.

O projeto também tem como importante objetivo estimular a mobilização de estudantes e professores para a criação de soluções novas no que se refere à prática educacional e também em relação à comunidade. “Essa é uma oportunidade para que professores e alunos façam da aprendizagem também uma forma de contribuir com a solução de vários problemas enfrentados pela comunidade”, destaca Catelli, ressaltando os conceitos que fundamentam o prêmio.

“O prêmio pretende ser uma espécie de ‘plataforma de lançamento’ capaz de viabilizar aqueles projetos que, eventualmente, necessitem de apoio financeiro ou técnico para que possam acontecer. Se conseguirmos transformar dez boas idéias em dez bons projetos feitos por alunos e professores em torno desta palavra que passou a ser, também, uma necessidade, estaremos muito felizes”, afirma Ricardo Prado, editor da Revista Carta na Escola e coordenador do prêmio.

Roberto diz entender a sustentabildade como um conceito sistêmico, que integra as dimensões econômica, social e ambiental. “Implica a busca de equilíbrio, em contraposição a uma noção de desenvolvimento econômico ilimitado, dada a finitude dos recursos do planeta. Assim, não se podem criar soluções de geração de renda para uma comunidade que vive os efeitos da miséria produzindo ações negativas para o meio ambiente. Ao mesmo tempo, não devemos conservar o meio ambiente em detrimento dos seres humanos que vivem em uma comunidade”, ressalta.

Para participar do Prêmio, a comunidade escolar terá que desenvolver um trabalho que coloque o conhecimento a serviço da criação de uma proposta sustentável. “Pode-se pensar em projetos de geração de renda para pessoas da comunidade que tragam também benefícios ao meio-ambiente ou ainda criar serviços para a comunidade que tragam benefícios tanto ambientais quanto para a qualidade de vida da população. Mas não bastará fazer o projeto, o intuito é também colocá-lo em prática”, explica Catelli. “Sabemos que o desafio não é pequeno e a criação de comunidades sustentáveis ainda faz parte de um projeto para o futuro, ou seja, não existe uma receita pronta, o objetivo é dar mais um passo para a criação de soluções novas”, completa Roberto.

Para ajudar na construção desses projetos, a Revista Carta na Escola está publicando quatro cadernos especiais sobre o tema da sustentabilidade (edições de março, abril, maio e junho). Tais encartes podem ser acessados aqui. Eles trazem entrevistas, artigos e experiências já colocadas em prática por escolas e comunidades. “Os cadernos são excelente material para trabalhar em sala de aula os temas relacionados ao projeto e ferramenta indispensável para a construção do próprio projeto da escola”, completa Catelli.

Serviço:
As inscrições se iniciam em 12 de maio e se encerram em 29 de agosto de 2008. A divulgação dos resultados será em 27 de outubro. Haverá um evento de premiação em novembro e os projetos deverão ser executados entre fevereiro e julho de 2009.

Fonte: www.acaoeducativa.org.br

Anúncios

Um pensamento sobre “Abertas as inscrições para o Prêmio Minha Comunidade Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s