Programa Internethos completa sete anos de mobilização regional pela responsabilidade social

Criado em abril de 2001, o Programa Internethos tem o objetivo de influenciar empresas e indutores para a ampliação do movimento de responsabilidade social empresarial no Brasil, fortalecendo o relacionamento com empresas associadas do Instituto Ethos que se localizam fora de São Paulo. Com o apoio institucional da Fundação Avina e patrocínio da Alcoa, o programa incentiva a criação de uma rede de responsabilidade social empresarial pela sustentabilidade, para que essa rede ajude na internalização de valores e práticas sustentáveis na cultura e nos processos de gestão das empresas.

A meta do Internethos é colaborar na transformação das empresas e parceiras para a construção de uma sociedade mais justa. Para isso, forma redes locais de aprendizagem, promove a articulação de parcerias e compromissos públicos, articula ações locais com empresas estratégicas e busca integrar as atividades regionais em torno das questões centrais do movimento de responsabilidade social empresarial nacional. As redes são formadas por meio de ações de sensibilização, articulação e mobilização das empresas associadas e entidades empresariais, com o objetivo de promover a gestão interna de responsabilidade social. Os articuladores são voluntários de empresas associadas e entidades empresariais parceiras nos estados de atuação, rede dos patrocinadores, rede de academia e rede de jornalistas.

Atualmente, o programa abrange 16 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

“Que bom que o Ethos decidiu abrir uma rede de empresas associadas em Brasília , pois nos proporcionou a oportunidade de trocar experiências com empresas que estão no percurso da gestão em RSE”, avalia Cilma Azevedo, da Caixa Seguros.

Aline Bernardes, da Tenace Engenharia, acredita que sua participação na oficina de indicadores teve repercussões positivas. “Voltei para a empresa, reuni a equipe que havia preenchido o relatório, e questionamos nossas respostas de forma mais crítica. Refletimos sobre nossa atuação”.

Somente no ano de 2007 foram realizados 102 encontros, com o total de 2854 participantes em vários tipos de atividades, como reuniões com entidades empresariais, oficinas sobre os Indicadores Ethos e encontros temáticos relativos a responsabilidade social e sustentabilidade. Entre os temas trabalhados nos encontros estão, por exemplo, práticas contra a corrupção, consumo consciente, voluntariado, ética empresarial e gestão em sustentabilidade.

Fonte: www.ethos.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s